terça-feira, 11 de junho de 2013

Reflexão-Tecnologia na sociedade e na escola


Vivemos num mundo globalizado, com inúmeras tecnologias. E tanto as crianças como os jovens dessa era contemporânea estão totalmente adaptados e conectados com as inúmeras inovações tecnológicas que se renovam todos os dias. Nesse sentido, é extremamente relevante o uso das diferentes tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar, uma vez que possibilita a compreensão por parte do aluno e com a orientação dos docentes os conteúdos das várias disciplinas que compõem o currículo e assim prepara-los não só para os desafios do exigente mercado de trabalho como também para a construção de uma educação para a solidariedade, equidade e consumo ecologicamente sustentável, enfim, para a cidadania.
No ambiente escolar, as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão presentes principalmente no uso de aparelhos celulares, seja para passar e acessar músicas, SMS, e-mails, fazer ligações, como também acessar as diversas redes sociais, prática muito comum entre os jovens. O laboratório de informática é utilizado caso o docente tenha um projeto a ser desenvolvido com seus alunos, a realização de pesquisas entre outras atividades que enriquecerão ainda mais o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não existe uma disciplina específica de informática na unidade escolar.
A presença das TIC no ambiente escolar é muito relevante, isto é, insere o corpo discente nesse mundo virtual, evitando a exclusão digital, incentivando-os a pensar e vivenciar a realidade de forma crítica onde às mudanças necessárias ocorrerão de fato, transformando a sociedade, pois, segundo Asmann (1998), ¨não basta educar a massa trabalhadora apenas para alimentar a máquina produtiva, é preciso educar para provocar indignação frente à aceitação conformista da relação tecnologia x exclusão”. É necessário formar cidadãos para construir uma sociedade mais crítica e solidária.




 Referência Bibliográfica: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedadePor Edla Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário